Ser um Empresário de sucesso implica, na grande maioria dos casos, ter do nosso lado uma Equipa motivada e altamente eficaz.

Por isso como Empresários necessitamos de usar vários chapéus:

Vendas, Marketing, Finanças, Recursos Humanos, etc…etc…etc…. Mas, sobretudo numa PME muitas vezes o Empresário está tão envolvido no trabalho, que se esquece do mais importante:

Ser Líder

Ser Líder não diz apenas respeito àquilo que ele faz. Não se trata de seguir regras pré-definidas e uma estratégia completamente formatada. É sobretudo trabalhar sobre si próprio e sobre a pessoa que decidiu SER na relação consigo próprio e na relação com a sua Equipa.

Assim, pare e pense: Será que você é o tipo de líder que consegue ser motivador?

Para perceber melhor como é que isto se consegue, vamos analisar as 6 chaves para uma liderança de sucesso:

1ª Chave – Ser uma pessoa alinhada

2ª Chave – Ter uma Visão clara

3ª Chave – Definir e Implementar as Regras do Jogo

4ª Chave – Ter um excelente Planeamento Estratégico

5ª Chave – Passar à ação com Planos de 90 Dias

6ª Chave – Conseguir o envolvimento de todos

De seguida perceba melhor estas 6 Chaves para que possa alcançar uma liderança de sucesso.

Ter uma Equipa motivada e eficaz: só é possível com uma liderança consistente

Todos queremos ter um negócio de sucesso. Mas, para alcançar esse patamar é preciso trabalhar bem com a nossa Equipa.

E, quem gere equipas sabe que nem sempre é simples criar a motivação necessária para que o trabalho flua corretamente.

Assim, ter uma Equipa motivada é a chave para o sucesso de qualquer empresa. E, contrariamente ao que pensa essa motivação vai ser atribuída à sua capacidade de liderança.

As 6 chaves que indico de seguida são os primeiros passos a dar nesse sentido.

1 – Ser uma pessoa alinhada

Para a sua liderança ser bem-sucedida precisa de perceber a fundo quem é que você é. Depois precisa de saber quais os seus objetivos, e qual o caminho que quer seguir.

Só dessa forma irá conseguir articular isso com a paixão e clareza necessárias para inspirar os outros de forma a que o possam seguir, porque o que quer faz sentido para todos.

Mas para isso precisa de estar alinhado com os seus Valores de forma a ter a confiança e a credibilidade, mesmo quando as coisas ficarem mais complicadas.

Só desse modo é que vai conseguir mostrar o seu caráter e o verdadeiro sentido de liderança.

2 – Ter uma Visão clara

A verdade é que não pode liderar ninguém se não tiver uma Visão clara do caminho a seguir.

Para isso, nada melhor que definir metas (a curto, médio e longo prazo) e dá-las a conhecer à sua Equipa.

Trabalhe com transparência. Informe-os dos objetivos, e explique-lhes o que é que precisam fazer para que os mesmos sejam alcançados.

A par disso, não tenha medo de delegar e pedir ideias. Muitas vezes a realização de um brainstorming em equipa é a melhor forma de criar novas ideias ou formas criativas de alcançar os objetivos definidos.

3 – Definir quais são as Regras do Jogo

Em qualquer negócio existe a necessidade de regras que sirvam como linha condutora para todos os intervenientes. Elas servem essencialmente para disciplinar e manter a equipa motivada, evitando assim mal-entendidos.

Claro que devem ser simples e sucintas. Por isso, nada melhor do que as criar em conjunto com a sua equipa. Aqui ficam algumas ideias de regras simples que deve implementar:

  • Não pode existir falta de respeito entre colegas.
  • Defina quais são as atitudes corretas a ter perante os clientes.
  • Como manter o compromisso com o objetivo que a Equipa tem.
  • Regras para ser pontual e cumprir os horários…

4 – Ter um excelente Planeamento Estratégico

Existe um velho ditado que diz “pensamento positivo sem ação positiva leva positivamente a nada!”

Se quer ser um Líder de sucesso e manter a sua Equipa motivada e altamente eficaz, precisa ter planos coesos que funcionem a curto, médio e longo prazo.

Só deste modo poderá mostrar todo o quadro à sua equipa. Se não definir objetivos intermédios será sempre complicado perceber o que é que tem de ser feito para que o objetivo comum seja alcançado.

5 – Passar à ação com Planos de 90 Dias

Passar à ação é fundamental e a forma mais correta de o fazer é ter como suporte a planificação trimestral.

Se o fizer todos ficam a saber quais são os objetivos do trimestre e o que espera de cada um. Assim tudo fica mais fácil e todos podem ficar focados nas tarefas prioritárias.

Este tipo de Planos ajudam a que haja comunicação positiva entre a Equipa e ajudam também a que consigam chegar mais rapidamente aos objetivos.

É importante também incentivar e apoiar a sua Equipa a assumir riscos considerados e calculados. E, isso só vai ser possível se tiver traçado um plano a 90 dias com tudo o que deve ser feito / alcançado nesse período.

Se não sabe ao certo como desenvolver esse plano, aconselho a leitura do artigo “Dicas de uma Business Coach: como criar um plano trimestral perfeito

A par disso, é também preciso considerar que podem ocorrer erros. Por isso, o importante é aprender com os erros cometidos, para que as ações futuras sejam implementadas corretamente.

6 – Conseguir o envolvimento de todos

Pode parecer estranho, mas a verdade é que não pode esperar manter a sua Equipa motivada se apenas lhes der a conhecer o mínimo possível.

É importante que todos saibam o que tem de ser feito, e o motivo pelo qual isso precisa ser realizado. Faça com que se sintam envolvidos, e que sintam que são parte de um todo.

Mas acima de tudo, faça com que se sintam valorizados.

Só desse modo é que vai efetivamente conseguir o envolvimento real da sua equipa. E, só uma Equipa verdadeiramente motivada, irá ser altamente eficaz.

Estas são as 6 chaves para ser um Líder de sucesso. Contudo, se quer saber um pouco mais sobre este tema, nada melhor que falar comigo.

Tenho todo o gosto em ajudá-lo a alcançar o seu potencial de liderança.

Deixe uma resposta