Como alavancar o seu negócio com um investidor: conheça os 6 pontos críticos

Muitas vezes para alavancar o crescimento da empresa é necessário ter um financiamento externo.

No entanto temos que ter em conta que o possível investidor está à procura de indicadores que lhe dêem confiança e que permitam perceber que terá não só o retorno do valor que vai investir, como também uma mais-valia.

Para que fique a saber o que é necessário ter aqui fica uma lista de 6 pontos nos quais se deve focar se quer ter um investidor e conseguir de forma ainda mais fácil, o financiamento que deseja.

  1. Tem de ter uma Visão absolutamente clara

Já Séneca dizia: Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.

Tem que ter muito claro qual é o destino da sua empresa nos próximos 3 a 5 anos.

Depois precisa de demonstrar que tanto o empresário como toda a Equipa estão alinhados. Todos sabemos para onde queremos ir e acreditamos profundamente neste projecto.

A Visão tem de ser cristalina.

Algo tão claro que motiva e entusiasma todos à volta da sua concretização diária.

Será esta mesma energia que vai ser vital para ultrapassar as dificuldades, problemas e desafios que naturalmente vão surgindo.

  1. Ter uma Diferenciação já testada

Fala-se muito em diferenciação, mas poucos conseguem defini-la de forma sustentada e verdadeiramente autentica.

A diferenciação sustentada acontece quando os nossos produtos são um pouco mais caros mas ninguém discute o preço.

Se ainda não conseguiu fazer isso…então não tem uma diferenciação autêntica e sustentada.

Como é que isso se faz?

Para o fazer de forma clara é necessário estudar a fundo as frustrações do mercado e elaborar produtos e serviços que resolvem essas frustrações.

Muitas vezes para o fazer vai ter de juntar 2 conceitos que antes eram antagónicos. Como por exemplo – hambúrguer gourmet.

Se acha que a sua diferenciação está estabelecida e apenas tem de aumentar a comunicação com um investimento em Marketing, então está no bom caminho, pois caso o investidor considere que é de facto assim e o seu negócio é escalável, tem muitas hipóteses de conseguir um bom investidor.

  1. Ter Vendas efetivas

Sem vendas não há negócio, sem vendas não há empresa.

As vendas são o sangue da sua empresa.

Para que isso aconteça é necessário focar-se nas Vendas.

Sabia que deve investir pelo menos 60% do seu tempo em actividades de Vendas?

Deve ter perfeitamente claro o seu Funil de Vendas, e deve monitorizá-lo todas as semanas. Sabermos exactamente quantos possíveis clientes contactou, com quantos marcou uma reunião, quantos lhe pediram orçamento, etc.

Só assim a sua empresa pode ser uma Maquina de Vendas…e só assim será interessante para um investidor, investir em si e na sua empresa.

A ideia é organizar um sistema que funciona de forma consistente, trazendo todos os dias mais clientes para a sua empresa e assegurando que não entra em desespero porque perdeu inesperadamente um cliente.

Ao analisarem a sua empresa, os investidores vão querer ter a certeza absoluta que é possível aumentar a carga….

Ter vendas efectivas é a garantia de que há negócio e de que o mercado procura os seus produtos.

  1. Ter uma boa Equipa

A equipa é a base a partir da qual o negócio pode ser alavancado e procurar financiamento… é procurar a alavancagem do negócio.

Uma excelente Equipa leva um bom negócio para outro patamar… uma má Equipa pode e muitas vezes leva à morte do negócio.

Saber ser um Líder que atrai uma Equipa fantástica, não é fácil. Mas estudar e aprender até que seja esse tipo de Líder…é o único caminho possível para um Empresário que quer estar à frente de múltiplos negócios.

Ter pessoas qualificadas, entusiasmadas e que genuinamente gostam de trabalhar na empresa, é um dos activos mais importantes que um empresário pode possuir.

Problemas como grande rotatividade de pessoal, mau ambiente entre colaboradores e falta de profissionalismo poderão levar a que a empresa seja instável.

Para quem está a estudar investir num negócio… perceber que a empresa não tem solidez em termos de Equipa pode significar pura e simplesmente não investir.

  1. Marketing & Comunicação

Quem não aparece, esquece. Este poderia ser o seu novo mantra relativamente a comunicação.

Num mundo conectado e em constantemente mudança, comunicar os seus produtos/ serviços é um investimento absolutamente necessário. Para si comunicar deve ser equivalente a respirar.

Hoje em dia, dezenas de empresas surgem em cada mês e chegam com toda a força e vontade de dominar o mercado.

Como é que vai comunicar a sua presença e como é que se vai diferenciar dessas empresas?

Como pode transmitir ao mercado os seus produtos e aquilo que tem para oferecer?

  1. Ser um Networker comprometido

Perceber que o Networking é fundamental é uma das chaves para o sucesso a curto e médio prazo…

O Networking pode ser a diferença entre estar no centro da acção ou estar a observar o mercado a evoluir, sem perceber porque não se está a partilhar as oportunidades de sucesso que os outros têm.

As grandes oportunidades de negócio não vêm anunciadas nos jornais… muitas vezes é no seu Networking que acontecem as melhores oportunidades e são passadas as informações mais importantes… e você não está… simplesmente a oportunidade não será para si.

Se não faz questão de conhecer regularmente outros empresários, está literalmente a desperdiçar um espaço privilegiado para o seu negócio crescer organicamente… e da forma mais eficaz … através da referenciação e do boca-a-boca!

Frequentar eventos de Networking é algo que deve fazer de forma consistente, com uma atitude aberta e com uma perspectiva de adicionar valor às interacções com as outras pessoas que vai conhecendo.

A melhor forma de ter uma atitude aberta é encarar os momentos de Networking como uma forma de ajudar outras pessoas a atingirem o que elas precisam.

Se ajudar os outros…eles vão fazer questão de o ajudar a si.

Isto é muito importante porque não só se vai sentir bem… como também estará a construir uma rede que não tem preço… de pessoas que se entre-ajudam e fazem crescer os seus negócios.

Por isso foque-se e concretize estes 6 passos, um a um até que as bases do seu negócio sejam sólidas, interessantes e sustentadas.

Se o fizer vai ver que conseguir financiar o seu negócio não só vai ser possível como será muito mais fácil….

Conhece alguém que pode beneficiar desta informação?

Ajude-nos a divulgar e partilhe!

Siga-nos também no Facebook.

Deixe uma resposta