O que é o propósito de vida? Hoje em dia muitas são as pessoas que se sentem perdidas, ou que sentem que vão numa direção com a qual não se identificam.

Se esse é o seu caso, então este artigo é para si.

O que é então o propósito de vida? Muitas vezes as pessoas perguntam-me em que consiste… Eu acredito que cada um de nós tem algo especial a fazer nesta vida.

E, só descobrindo em que é que consiste é que podem atingir os níveis mais altos de realização pessoal: a isso, chamo descobrir qual o seu propósito.

O coaching ajuda profissionais e pessoas comuns a descobrir e alinhar-se em função com esse propósito. E, ao fazê-lo, permite-nos viver com mais sentido.

Mas, descobri-lo não é uma tarefa fácil. Por isso, hoje deixo-lhe 3 dicas para se aproximar mais de si mesmo e ser uma pessoa mais alinhada e mais feliz.

Propósito de vida: 3 dicas para se tornar uma pessoa mais alinhada

Ser uma pessoa mais alinhada, é uma jornada! E, conseguir alcançar essa meta é um verdadeiro orgulho para qualquer pessoa.

Assim, veja de seguida 3 dicas para se aproximar de si mesmo e tornar-se uma pessoa mais alinhada e feliz.

1 – Defina quais são as suas áreas de paixão

Defina os assuntos ou temas:

  1. Que o fazem perder a noção do tempo
  2. Que o fazem sorrir de orelha a orelha
  3. Que o apaixonam

Esta reflexão vai permitir aprofundar o conhecimento que tem de sei mesmo. Este é um exercício muito poderoso e que poucas pessoas fazem, deixando-se levar pela vida e seguindo muitas vezes por rumos que foram traçados por outros.

Concentre-se naquilo em que já é bom e que faz sem esforço, e que leva a que perca muitas vezes a noção do tempo quando está a fazer este tipo de atividades.

2 – Defina quais as suas melhores competências

Fale com os seus melhores amigos, colegas, familiares e faça um apanhado daquilo que eles consideram ser as suas melhores competências.

É organizado? É criativo? Adora conhecer novos lugares? Tem jeito para falar com todo o tipo de pessoas?

Lembre-se, é normal que nunca tenha pensado nisso e que não saiba quais as suas competências. Mas, para alcançar o seu propósito de vida é essencial que tome consciência das mesmas.

Este exercício é muito revelador e vai seguramente ser uma boa surpresa! Se não o conseguir fazer sozinho, não há mal. Peça a alguém próximo que o possa ajudar.

3 – Escreva um texto que comece com “a minha vida profissional de sonho era…”

Liberte-se. Permita à sua mente desligar-se por uns momentos da realidade. Deixe o seu coração mandar no que está a escrever, é ele que sabe o que é que verdadeiramente gosta.

Tome nota de tudo… Visualize este tipo de vida com o maior pormenor que conseguir. Veja quem seria, o que o faria rir, com quem estava, que tipo de tarefas faria… Deixe que a sua mente o surpreenda.

Depois ligue o seu coração a estas imagens, sinta esta vida como se fosse real e deixe que a sensação de prazer tome conta deste momento…

Quando cumprimos estes passos, o nosso inconsciente manifesta-se e dá-nos indicações importantes, depois devemos aos poucos integrar esta informação na descoberta do nosso propósito de vida.

Será que de fato eu gostava era de ser escritor? Se sim como é que posso transformar a escrita num hobbie e conseguir que aos poucos me dedique cada vez mais a ele?

Como posso criar uma rampa de lançamento e fazer a passagem de forma gradativa?

Se de fato já está a perceber qual é o seu propósito de vida, ao trazê-lo para o consciente muito provavelmente o Universo vai fazer surgir novas oportunidades nesse campo.

Se isso acontecer não fique em pânico, é importante que não dê desculpas do tipo: “Ah eu gostava mas não posso porque…”.

Sentirmos que estamos alinhados com o nosso propósito de vida dá-nos uma vida nova! Dá-nos muito mais energia e permite-nos sermos jovens por mais tempo!

Por isso, agarre essas oportunidades e avance, acredite que fazermos o que mais gostamos é algo que não tem preço.

Se quer aprofundar este tema e realizar os seus objetivos para este ano, contate-me. Faça um alinhamento pessoal agora que ainda estamos no primeiro trimestre deste ano.

Deixe uma resposta