Quem procura um serviço de coaching empresarial, tem muitas vezes dificuldade em perceber todo o conceito envolvente.

É preciso perceber que não é apenas este acompanhamento que vai fazer a diferença no seu negócio. Obviamente que ajuda imenso!

Na verdade, independentemente de optar por esse serviço, existe algo que faz realmente a diferença no seu negócio. Sabe o quê? Desenvolver um plano trimestral de atuação.

Não sabe o motivo? Não se preocupe, explico-lhe tudo de seguida

Porque é que um plano trimestral é tão importante para o seu negócio?

Um líder de uma empresa sabe que para ter bons resultados é preciso focar-se no que é realmente importante. O negócio!

Mas (há sempre um “mas”) os aspetos em que se vai focar devem ser absolutamente claros. Só dessa forma é que vai conseguir obter resultados.

E, é por isso que os empresários devem trimestralmente fazer um plano de ação global. Só desse modo a equipa (e o próprio) vai conhecer quais os objetivos a alcançar nesse trimestre.

Inovar é importante, mas é preciso encontrar um meio-termo entre a hipótese de estar sempre a mudar de planos ou estagnar.

Nesse sentido, o ideal é ter um plano trimestral e a ajuda de um coaching empresarial para conseguir inovar de forma consciente.

Ambos ajudam a um equilíbrio entre estruturação e dinâmica, permitindo manter o foco para desenvolver tarefas que levam à sustentabilidade do negócio.

Sabia que para o nosso cérebro o período correspondente a um trimestre é a unidade de tempo perfeita para chegar aos objetivos da empresa e atingir as suas metas de negócio?

Podemos então dizer que é de facto uma unidade de tempo suficientemente extensa para alcançar metas parcelares. E, que vão fazer com que a longo prazo seja possível alcançar o sucesso do seu negócio.

É também excelente para trabalhar com os colaboradores e levá-los a prestarem contas. Desse modo eles acabam por ter responsabilidade e liberdade para desempenharem as tarefas da melhor forma possível.

Mas, dar esta liberdade aos seus colaboradores, não é só um sinal de confiança. É também um sinal de liderança. Se precisa melhorar este aspeto em si, leia o artigo “9 dicas para ser mais consciente e melhorar a liderança

Mas, vamos agora ao que interessa. Perceba de seguida, passo a passo, como desenvolver um plano trimestral perfeito para o seu negócio.

Coaching empresarial: 3 passos para chegar ao sucesso com um plano trimestral

Já percebeu que a elaboração de um plano trimestral para o seu negócio é meio caminho andado para o sucesso.

Está preparado para começar o seu plano? Determinar as principais áreas do negócio em que se vai focar durante o próximo trimestre? Estabelecer os critérios de sucesso de cada uma dessas áreas e as etapas para atingir cada um dos objetivos? Vamos a isso!

1 – Determine quais são as 3 principais áreas do negócio em que se vai focar durante esse trimestre

O ideal é optar pelos departamentos em que se quer focar nos próximos três meses. Escolha, por exemplo, melhorias do tipo:

  • Aumentar as Vendas
  • Aumentar o seu Networking e as parcerias
  • Ter mais Clientes potenciais e fazer mais propostas
  • Admitir um novo Colaborador
  • Desenvolver um novo produto
  • Melhorar as estratégias de Marketing

Após a identificação das áreas mais importantes do trimestre é importante investir tempo a pensar de forma isenta.

Quais são os seus melhores recursos nestas áreas? Como pode aproveitar os seus próximos 90 dias e tirar deles o melhor partido?

É ainda importante frisar que enquanto faz este planeamento, não pode descurar das necessidades operacionais do seu negócio.

Veja um exemplo

Imagine que escolhe a área comercial e pretende aumentar as vendas nos próximos três meses.

Para começar deve analisar os valores do ano anterior e, ver que percentagens tem neste momento.

“Será que consegui aumentar vendas no primeiro semestre?”, “Estou com vendas equivalentes ou estou a decrescer as minhas Vendas relativamente ao ano anterior?”

Por mais estranho que isto possa parecer, é muito comum o empresário não saber os números do seu negócio.

Se este é o seu caso, perceba que assim o seu negócio anda à deriva. O conhecimento é uma arma… conhecer os números do seu negócio é absolutamente fundamental para poder mudar a situação.

Está interessado em coaching empresarial de equipas comerciais? Clique aqui e faça um diagnóstico gratuito da sua empresa!

2 – Esclareça os critérios para o sucesso de cada uma das suas três áreas

O ideal é procurar 3/4 critérios para cada área. Evite fazer listas muito extensas que vão impedir o foco no objetivo final. Esta parte é normalmente bastante difícil.

Aqui há sempre 2 extremos: os super otimistas e os super pessimistas.

Convém descer à terra, ser realista e limitar a lista àquilo que é possível realizar em 90 dias.

Concentre-se em critérios objetivos e que possam ser mensuráveis. Acredite que só desta forma é possível efetivamente mensurar os resultados de forma objetiva e inequívoca.

Deve escolher os KPI (indicador-chave de desempenho) para cada uma das três áreas, de modo a verificar se está ou não a atingir os objetivos da Empresa.

Veja um exemplo

Imagine que uma das três áreas em que se vai focar é o Marketing.

E, nesse sentido um dos critérios de sucesso passa por melhorias na presença online que consigam aumentar as interações no Facebook.

Ora, se quiser medir quantas interações as pessoas fazem, pode usar um KPI baseado em números (15 interações por semana, por exemplo).

Neste caso, o KPI ajuda-o a perceber se as novas implementações a nível de conteúdo e grafismo aumentaram as interações e se houve ou não ações que levaram a compras efetivas.

Repare que ao estabelecer os critérios de sucesso para cada área, está a materializar os critérios de sucesso do novo trimestre.

É importante frisar que é efetivamente possível alcançar grandes objetivos em 3 meses. Mas, se não sabe como fazer, nada melhor do que investir em coaching empresarial. Desse modo, vai ter todo o apoio que precisa.

O último item deste texto é sobre como estabelecer etapas que permitam cumprir o seu Plano Trimestral. Preparado?

3 – Estabeleça etapas para atingir cada um dos Objetivos

O ideal é dividir cada um dos objetivos em 4 a 5 etapas. Desta forma, consegue ter uma ideia clara das ações a implementar e das datas limite de cada ação.

Nomeie um responsável de cada equipa e delegue a cada um a sua parte para que possam, em conjunto, contribuir para o todo.

Garanta que o trabalho vai ser executado da melhor forma possível e que leva em consideração as áreas de excelência de cada membro da Equipa. Neste ponto, a ajuda de um coaching empresarial pode fazer toda a diferença.

Veja um exemplo:

Imagine que uma das etapas de uma das áreas que escolheu foi aumentar os leads e potenciais clientes.

Desse modo, deve começar por nomear um responsável de Marketing que vai gerir e produzir conteúdos, a nível de artigos para o seu site, blog e ainda textos para as redes sociasi.

Estes conteúdos vão ser capazes de chamar a atenção e dar resposta aos problemas dos leitores… através dos produtos ou serviços que a sua empresa vende!

O processo pode ser trabalhoso, mas se for feito de forma correta e criteriosa, os resultados vão surgir a médio/longo prazo.

E agora que já sabe como estabelecer um Plano Trimestral perfeito em apenas 3 passos, aceite o desafio e faça o Diagnóstico Gratuito à sua empresa!

Gostava de o conhecer, perceber quais são os desafios que enfrenta neste momento e mostrar-lhe, sem compromisso, como é que um Programa de Coaching empresarial ou Business Coaching, o pode ajudar.

Se tiver alguma dúvida ou questão, não hesite em contactar-me. Estarei à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Deixe uma resposta