A comunicação efetiva é um dos aspetos cruciais na vida de uma empresa… no entanto é um dos mais difíceis de dominar e requer uma estratégia e um esforço contínuos.

Deixo-lhe aqui 3 regras básicas que deve ter em atenção, se quer melhorar a comunicação dentro da sua empresa. No entanto deverá ter em atenção aos tipos de comunicação existentes na mesma.

3 Regras para uma Comunicação Efetiva dentro da Sua Empresa

Numa empresa temos de garantir 2 tipos de comunicação:

1. Comunicação Externa

É toda a informação que a empresa passa para o exterior. Esta informação pretende promover a imagem da empresa, e habitualmente é feita através de divulgação à imprensa dos diversos acontecimentos que a empresa realiza. Estas ações visam aumentar a notoriedade e estão intimamente ligadas com os produtos, as vendas e o marketing que a empresa pretende promover.

Neste tipo de comunicação em que é feita a gestão da imagem da empresa, a forma como esta é apresentada ou divulgada é muito importante. Lembre-se que a primeira imagem é a que causa maior impacto e obviamente pretende-se que seja positiva, aliada a uma forte dimensão visual e estética.

Assim, é muito importante que a equipa esteja em sintonia com a imagem que se vai transmitir para o exterior e também com o conceito dos produtos ou serviços disponibilizados para o mercado. Sem este alinhamento muitas vezes comunica-se mas perdem-se as sinergias dessa mesma comunicação.

2. Comunicação Interna

É aquela que acontece dentro da empresa. Refere-se à produção e ao fluxo de informação entre os diversos atores, ou seja entre os vários colaboradores, entre colaboradores e os diretores, ou com os gestores de topo.

Em resumo, a comunicação interna é responsável por fazer acontecer os planos de ação e fazer circular as informações de forma vertical, isto é da gestão para os outros níveis.

Aqui destacam-se, os Planos de 90 Dias e outras formas sistemáticas de estabelecer a comunicação de forma sistemática e estruturada.

 

Em ambas é fundamental que tenha em atenção 3 Regras Fundamentais, são elas:

  1. Tipo de mensagem
  2. Clareza da mensagem
  3. Consistência da mensagem

Deixe uma resposta